Monday, May 2, 2011

Senador quer que corrupção seja considerada um crime hediondo

     Tramita no Senado um projeto do senador Pedro Taques (PDT), eleito para seu primeiro mandato em outubro do ano passado com a bandeira do combate à corrupção, que pretende dobrar o tempo de pena mínima para quem cometer corrupção passiva e ativa e concussão, incluindo os delitos na Lei de Crimes Hediondos. A matéria aguarda emendas para ser submetida à apreciação em plenário.
     Ex-procurador da República, Taques acredita que a legislação brasileira deixa a desejar quando o assunto é proteção dos delitos contra o patrimônio público. Segundo ele, as leis têm dado respostas duras aos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio individual, mas têm deixado de proteger plenamente os direitos difusos do cidadão – como aqueles que tratam do direito de ir e vir, à saúde, à educação, etc. - e atenuado as penas nos crimes contra o erário.
     Para ele, o resultado prático do desvio de dinheiro público, por exemplo, é a morte diária de milhares de pessoas, já que a corrupção incorre na falta de recursos para saúde, educação, presídios, sinalização e construção de estradas, equipamento da política, entre outras. “Entendo que essa proposta tem o singelo escopo de chamar a atenção para o grau de gravidade e hediondade dos delitos que atingem bens jurídicos de índole difusa e coletiva. E dessa tarefa, o legislador não pode se furtar”, comenta o senador, lembrando que a proposta faz parte do planejamento de ações para atender suas promessas de campanha

1 comment:

  1. O combate a corrupção é fundamental para a moralização da nossa sociedade, pois o nosso país infelizmente é referencia em corrupção e desvio do dinheiro público. Os maiores fraudadores dos cofres públicos são eleitos pelo povo! A proposta do senador é na minha opinião somente um começo para mudança, precisamos sim punir de forma exemplar aqueles que retiram da boca de milhares de brasileiros carentes o alimento, a saúde, a escola e principalmente a dignidade! Este direitos são assegurados pela nossa constituição e os conhecedores destes direitos fundamentais, são os principais fraudadores, sonegadores e corruptos deste país. A nossa situação em referencia ao exposto é a mesma de um doente na UTI em estado grave, se não fizermos nada, ficarmos só observando, brevemente teremos uma situação de colapso e falência total da máquina pública. E ums poucos milionários corruptos utilizando as verbas públicas nos paraíso fiscais mundo a fora! Vamos torcer para que seja aprovada esta e outras mudanças necessárias para extirparmos de vez este câncer que resiste no corpo do nosso país.

    ReplyDelete